Apresentação

Por Romildo Almeida
Este espaço na web destina-se a divulgar e compartilhar a nossa experiência na gestão da cadeia de suprimentos de materiais MRO, com todos os profissionais e pessoas interessadas nesta área. Esta divulgação se dará através de postagens, mensagens, artigos técnicos e apresentações dinâmicas acopladas ao blog.

Vamos apresentar desde conceitos básicos, até as mais novas tecnologias aplicadas no mundo, inclusive algumas ainda inéditas no Brasil. Pretendemos inclusive quebrar alguns paradigmas sobre a matéria.

Temos acesso aos mais renomados consultores de nível internacional, o que nos credencia a tratar este assunto de forma extremamente embasada e profissional.

É de suma importância, ainda, a participação de todos vocês neste processo, através de comentários, críticas ou sugestões. A troca de experiências é essencial para o crescimento profissional de todos nós.

ACOMPANHE ABAIXO AS POSTAGENS DO NOSSO BLOG:

quarta-feira, 6 de março de 2013

Algo de Novo no Dimensionamento dos Estoques


Aos leais seguidores e curiosos peço minhas humildes desculpas pela longa ausência de publicações aqui no blog. Infelizmente estava envolvido num projeto de monta que literalmente “engolia” todo o meu tempo disponível. Mas nunca é tarde para a retomada. Então vamos lá.

Falamos no nosso último artigo sobre uma nova tecnologia, ainda desconhecida pela maioria das indústrias nacionais e internacionais, chamada CWBO. Pretendo neste artigo introduzir esta metodologia para que vocês possam ter uma ideia da sua potencialidade e aplicabilidade.

Temos verificado que, de um modo geral, os profissionais seniores de gestão de estoques, reclamam bastante quanto a baixa taxa de inovação tecnológica das metodologias associadas à gestão de estoques de MRO. Como já falamos anteriormente, as atuais técnicas de dimensionamento dos estoques remontam da década de 50.

Se vocês observarem atentamente os atuais algoritmos de dimensionamento dos estoques, utilizados inclusive pelos ERPs ou ferramentas analíticas acopláveis aos sistemas corporativos, inclusive o SAP, perceberão que a variável CUSTO é solenemente ignorada. Parece incrível, mas os estoques são dimensionados sem levar em consideração os preços das peças!

Vejam, por exemplo, que um dos principais parâmetros determinantes para estabelecimento do valor do estoque médio de uma empresa é o Ponto de Ressuprimento (Order Point). Existem algumas variações da fórmula, porém, essencialmente não foge do modelo seguinte:

PR = CMM * LT + k * DP

Sendo CMM=Consumo Médio Mensal, LT=Tempo de Reposição ou Leadtime, k=Fator de Segurança e DP=Desvio Padrão ou Desvio Médio Absoluto.

Na fórmula acima cadê o preço do material?

Considerando que o fator k é constante, independentemente do item que se esteja dimensionando, uma peça que custa R$ 1,00 terá o mesmo tratamento de outra que custe R$ 1.000,00 (mil vezes mais). Se ambas tiverem o mesmo grau de importância, o mesmo consumo e o mesmo leadtime terão exatamente o mesmo dimensionamento. Parece lógico isso? É exatamente neste ponto que a tecnologia CWBO se contrapõe perante as tecnologias convencionais.

Os sistemas ou ferramentas que adotam esta metodologia (segmentos militar e aeronáutico, EUA e alguns países da Europa) promovem uma competição entre os itens (abordagem multi-item). No exemplo anterior esta tecnologia proporcionaria um grau de proteção muito maior para o item de menor custo unitário, pois os itens de maior grau de importância, maior consumo e menor custo unitário são priorizados no que se refere ao seu nível de proteção.

Você deve estar se perguntando o que fazer com os itens de alto valor unitário. Se forem críticos como proceder? Este é mais um ponto diferencial da metodologia. Você vai correr riscos onde vale a pena correr, ou seja, naquilo que mais impacta o seu orçamento (bugdet) de estoque.

Primordialmente o que interessa é a disponibilidade operacional do processo produtivo, ou seja, quanto a sua planta está produzindo a plena carga. Neste ponto a metodologia se encarrega de equilibrar o nível de serviço global para que esteja, no mínimo, dentro do padrão estabelecido para o nível de estoque autorizado.

Após aplicação desta nova abordagem existem registros de empresas que reduziram seus estoques em até 40%. Em média as reduções atingem cerca de 30% com melhoria na disponibilidade operacional. Não é milagre, é tecnologia!

Recomendo que você esqueça tudo que aprendeu sobre dimensionamento de estoques de materiais MRO e entre no seleto CWBO Club.

Maiores informações não hesitem em nos contatar.

Até a próxima!

Nenhum comentário: